Antônio Frederico Ozanan
Antônio Frederico Ozanan

Ozanan nasceu em Milão na Itália, mas logo após seu nascimento, seus pais se mudaram para a França, onde ele cresceu e se educou. De família humilde, sempre dedicou-se aos estudos chegando a doutorar-se em Direito e Letras, sendo nomeado professor da Sorbone, uma das mais conceituadas universidades da Europa e do Mundo.

Criado num ambiente bastante religioso, que primava pela fé em Deus e a caridade, exercida principalmente por seu pai, Ozanan se manteve firme no ideal cristão e na sua grande devoção à Virgem Maria, a quem dedicava diariamente um terço. Foi assim, com uma vida de fé e devoção, exemplo de amor à família, ao próximo e a Jesus que Ozanan morreu precocemente no dia 8 de setembro de 1853, com apenas 40 anos, no dia da Natividade da Virgem.

Antônio Frederico Ozanan foi o criador da Sociedade São Vicente de Paulo, inspirada na vida e na obra do santo. A iniciativa foi tomada em resposta a um desafio feito por seus colegas de faculdade que lhe disseram ser fácil falar em cristianismo sem contudo fazer nada para resolver os problemas sociais dos pobres e oprimidos. Foi então que Ozanan se reuniu com alguns colegas, também católicos, para dar uma resposta à altura daquele desafio, iniciando uma obra de assistência espiritual e material às pessoas pobres, carentes, desafortunadas e infelizes.